Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Tangram

Mais um trabalho da faculdade que fizemos e resolvi publicar aqui o resultado de minhas pesquisas... O tema dessa semana foi o Tangram, achei muiiito divertido e também  confeccionamos um exemplar para cada aluno. Logo postarei as fotos do meu trabalho completo ...

Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.

Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.



A LENDA DO TANGRAM

Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo que encontrar durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como um simples espelho poderá eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No  momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem se tem pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se for ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
 A  seguir algumas sugestões para montar...








FONTES:
                http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram

Nenhum comentário: