segunda-feira, 28 de junho de 2010

COACH CARTER - TREINO PARA A VIDA

O filme relata a história do treinador do grupo de jogadores de basquete de uma escola situada em uma comunidade marcada por seu histórico de drogas, violências e crimes e que por seu histórico são deixados a margem da sociedade.

Mas ele, em meio a esse triste histórico, não desanima, vê a oportunidade de mudar a vida desses jovens, afinal num passado não muito distante também fora aluno daquela escola e conseguiu alcançar, por meio de seus esforços, um lugar diferenciado dos demais colegas de sua turma.

Mesmo sabendo e vivendo situações que são até desanimadoras, ele não desiste de seus ideais, enfrentando o desânimo de seus colegas de trabalho, a cobrança da sociedade e até mesmo a incompreensão de seus atletas, ele não desiste de mostrar que é por meio de muito esforço e de estudo que conseguimos atingir nossas metas e objetivos. E, é por meio sua persistência que se faz ser compreendido, alcançando dessa forma seus objetivos que era mostrar aos seus atletas e ao mundo que há chances de mudarmos para melhor, e somos os agentes dessas mudanças.

 

O que aprendemos com essa história?

Por meio dessa história, aprendemos que por mais que pareça insolúvel, que pareça não ter alternativa, não podemos desistir de nossos alunos ou simplesmente tratá-los com base no histórico de sua comunidade e/ou maioria. Devemos ter em mente que cada aluno é um ser individual, digno de uma nova chance e nós como Educadores temos essa rica oportunidade de mostrar a eles que há sim uma saída, um futuro diferente daquele que muitas vezes em sua mente já persuadida por ideias contraria está pré determinado, que mesmo que apareçam obstáculos somos capazes de ultrapassá-los.

O Educador compromissado vê em cada aluno uma oportunidade de fazer diferente, de conceder a eles uma nova visão e mostrar qual caminho seguir, orientá-los. Orientá-los, não se resume apenas em ditar ou falar qual a regra gramatical a ser seguida ou usada, vai além, orientar é mostrar que na vida por mais complexa que ela venha parecer, por mais que a nossa volta tudo venha nos dizer que não há chances de mudar, ainda temos a oportunidade de mudá-la, basta apenas que ousemos em querer melhorá-la, nos dediquemos ao que realmente traçamos como meta, e que façamos dessa busca nosso alvo maior.

Deixar claro que obstáculos surgirão, mas que não podemos desistir no primeiro percalço que nos aparece, devemos ter em mente que não será algo tão fácil, temos que buscar idéias, forças do mais profundo de nossa alma, e mostrar a esse aluno que não são as dificuldades algo intransponível e nem de um todo tão ruins assim, elas, como tudo na vida , tem seu lado bom , pois quando com ela nos deparamos com é que descobrimos em que precisamos melhorar , o que precisamos ainda aprender e o quanto somos capazes de vencê-las.

Ser um Educador nos dias atuais não é algo tão simples e/ou tão fácil é preciso muito mais do que um diploma, um bom conhecimento teórico e habilidades com as palavras, precisamos acima de tudo isso estarmos cientes de qual é o nosso compromisso, se é isso mesmo que realmente queremos e que teremos pela frente a árdua tarefa de mostrar que as oportunidades estão além dos nossos olhos carnais.

Devemos ter em mente que o insolúvel não existe e apenas para aqueles que desistem, os sonhos jamais se realizam. Cada ser humano uma nova chance de mudança, uma oportunidade, algo a ser realizado. Cada obstáculo a oportunidade de melhorar aquilo que já somos e aprender algo que ainda não sabemos.

 

Gente assisti o filme e realmente fiquei muito impressionada com a determinação do treinador, como foi bom resolvi compartilhar...

Bjo gde ...

Nenhum comentário:

Powered By Blogger